Prefeitura vai abrir inscrições para o segundo edital da Lei Aldir Blanc
27 de Setembro de 2021 às 18:30
A partir desta terça-feira (28), agentes culturais poderão cadastrar seus projetos
Clique para ver todas as Imagens
A Prefeitura de Palhoça, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), está com inscrições abertas para agentes culturais interessados em receber recursos da Lei Aldir Blanc, lei federal criada para fomentar o setor da cultura de forma emergencial, diante do estado de calamidade pública provocado pela pandemia de Covid-19.
 
O município de Palhoça vai distribuir R$ 471.399,09 em recursos extraordinários exclusivos para o setor cultural, contemplados em editais preconizados pelo inciso III do artigo 2º da Lei Federal 14017/2020 (Lei Aldir Blanc), regulamentada em Palhoça pelo Decreto Municipal 2.882/2021. A concessão dos recursos financeiros, que tem a missão de fomentar projetos culturais no município, está prevista no Segundo Edital de Premiação Aldir Blanc Palhoça.
 
O objetivo do edital é premiar, mediante contrapartida simbólica, agentes culturais prejudicados pela pandemia de Covid-19, através da criação de trabalhos artísticos e culturais. Serão aceitos trabalhos em todas as áreas artísticas, tais como: aulas, palestras, ensino de técnicas artísticas e saberes tradicionais, apresentações de shows, dança, teatro, música, exposições de fotografia, pintura, escultura, artesanato, contação de histórias, entre outras atividades de qualquer área cultural. 
 
As inscrições são gratuitas e iniciam nesta terça-feira (28), com prazo de encerramento previsto para o dia 17 de outubro (clique aqui para acessar e se inscrever). Pode participar do edital de premiação Aldir Blanc Palhoça qualquer pessoa física maior de 18 anos, residente e domiciliada em Palhoça há pelo menos dois anos.
 
As propostas apresentadas serão avaliadas pela comissão especial de acompanhamento estabelecida pelo Decreto 2.882/2020. Podem ser aprovados até 188 prêmios, que dividirão, de forma igualitária, o valor total destinado à premiação (o que estabelece uma cota mínima de R$ 2,5 mil por projeto aprovado). O prazo para avaliação de propostas, solicitação de documentos extras e divulgação de resultados é de até 20 dias após o encerramento das inscrições. 
 
Os aprovados deverão oferecer ao menos uma contrapartida simbólica ao município, a escolas públicas ou a instituições filantrópicas alocadas no município, até o prazo máximo de 30 de março de 2022. “O que nós queremos é que essas atividades artísticas envolvam as nossas comunidades, levando a cultura para o maior número de pessoas que for possível. Então, para evitar a concentração de contrapartidas em determinadas instituições, a comissão de acompanhamento vai avaliar essa destinação, junto com a FMEC”, afirma o presidente da fundação, José Virgílio Junior (Secco).
 
As contrapartidas foram definidas em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, e podem ser organizadas em diversos formatos: live artística (necessariamente ao vivo, não pode ser vídeo gravado), com apresentação de, no mínimo, 30 minutos, seguida de um bate-papo sobre produção e execução do espetáculo, bem como sobre os desafios da carreira artística; apresentação híbrida, com no mínimo 30 minutos, em meio presencial e também transmitida ao vivo em canal digital, seguida do bate-papo; apresentação pública, com no mínimo 30 minutos, em modo presencial; intervenção de arte urbana (pintura de murais, alocação de estátuas, obras de arte e similares), com a temática “Cultura em Palhoça”; workshop ou aula a distância, com carga mínima de quatro horas; workshop ou aula presencial, também com carga mínima de quatro horas; doação de produtos físicos elaborados pelo artista a escolas, associações de moradores, entidades beneficentes, secretarias do município ou outras instituições. “Caso haja o recrudescimento da pandemia de Covid-19 na região da Grande Florianópolis, as contrapartidas em modo presencial ou híbrido poderão ser realocadas para meio virtual”, relata o gerente de Cultura da FMEC, Caio Dorigoni.
 
Para mais detalhes, acesse o edital! Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail gerenciaculturapalhoca@gmail.com.
Na foto: Artista plástica Joh Mayara executa mural na comunidade do Suli, na Pinheira, em projeto premiado pela Lei Aldir Blanc em 2020!

Destaques

AUTOATENDIMENTO

Acessar Sem Login
MUNICÍPIO DE PALHOÇA
AVENIDA HILZA TEREZINHA PAGANI, Nº 280, PAGANI - Palhoça/SC
CEP: 88.132-900
Visualizar Endereço no Mapa